sábado, 14 de maio de 2011

Chichen Itza

Bem, voltamos a Cancún...

Na verdade, a idéia é falarmos sobre mais um possível passeio para quando vc estiver em Cancún. Então, o passeio em questão é Chichen Itzá. Um importante sítio arqueológico da cultura maia, localizado a 200 km de Cancún, onde se encontra uma das sete maravilhas modernas, a pirâmide "El Castilho".


A entrada do parque custa USD 12 (em março de 2010) e incluía o show de som e luz à noite. Dependendo da hora que vc chegue fica um pouco pesado assistir esse show mas aí vai do seu pique. Se vc contratar um guia (pagando por fora na hora claro) ou tiver um no seu grupo, nem se preocupe em ficar pq no show conta a mesma história que o guia conta. Mas é bem bonito!


Nós fomos de carro alugado, mas apesar de ser mais barato eu recomendo que vcs façam a visita a Chichen Itzá através de passeio contratado, pois além de já ter um guia incluso, vc terá acesso ao Cenote (um tipo de piscina natural que era a fonte de água dos maias e no qual vc pode entrar) que fica perto, o qual por mais que eu tentasse não encontrei sozinho.

O parque é bem maior do que eu pensei que fosse e leva algumas horas pra percorrer, mas é super bacana. Tem muuuita coisa em pé, com destaque para o "observatório".

Do lado de fora do parque tem uma espécie de "feirinha" onde vende toda sorte de souvenirs. Até aí tudo bem, o problema é que do lado de dentro tem milhares de vendedores ambulantes que não te deixam em paz, chegando até a atrapalhar suas fotos. Incrível! Mas no final vc acaba comprando alguma coisa como lembrança. Lembrem-se de pechinchar!! Essa dupla aí embaixo conseguiu nos vender uma lembrancinha bem em conta. O engraçado é que enquanto negociávamos eles falam em língua indígena.

Se for possível, programa sua ida a Chichen Itzá para coincidir com o dia de um solstício ou equinócio (se não souber o que significa clique em http://pt.wikipedia.org/wiki/Solst%C3%ADcio ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Equin%C3%B3cio), quando eles fazem um espetáculo e a função da pirâmide (uma das) fica mais evidente. É que "El Castilho" está posicionada de forma que cada ponta se alinhe a um ponto cardeal, o que os ajudava a determinar as estações do ano e as épocas de plantio e colheita. Mais informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_de_Kukulc%C3%A1n .

Em resumo: Chichen Itzá é um lugar que um turista em Cancún não pode deixar de conhecer, seja pela sua beleza, história ou cultura.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Outros Roteiros - Europa

Bem, depois voltaremos a Cancún...

Outro dia um grande amigo disse que ia para a Europa em setembro e que gostaria de alguma ajuda para fazer o roteiro da viagem. Como adoro fazer esse tipo de pesquisa me prontifiquei a ajudá-los na hora!

A primeira coisa a saber era o tipo de viagem que ele queria ter. Tem pessoas que preferem ficar 10 dias numa cidade só para conhecer tudo dali. Outras preferem fazer uma cidade por dia. No caso dele não será nem uma coisa nem outra. A idéia é conhecer pelo maior tempo possível cidades que ele faz muita questão. É importante determinar suas prioridades antes de programar seu roteiro.

Assim, segue abaixo o roteiro sugerido, para que caso alguém queira passar por algum desses lugares faça uso das informações (ou parte delas) que estão aqui. Bem, serão 15 dias de viagem chegando em Roma e voltando de Paris.

Cidades: Roma, Florença, Milão, Veneza, Annecy e Paris

Chegada em Roma dia 26/09 (segunda). Não alugar carro por causa do trânsito. Além do mais a maioria das atrações tem fácil acesso por transporte público;


Partida no dia 29 pela manhã para Florença. São cerca de 3 horas de viagem (300 km). Chegada para o almoço em Florença. Consulta de aluguel de carros: http://www.autoeurope.com/


Para quem puder (e quiser claro), vale a pena sair da estrada para conhecer inúmeras cidadezinhas charmosas da Toscana. As principais são montepulciano, montalcino, san galgano, etc. Algumas dicas e informações no site http://www.almadeviajante.com/viagens/italia/toscana.php;

(Paisagem da Toscana)

(Cidade de Montepulciano)

Saída de Florença para Milão no dia seguinte no fim à tarde. São uns 320 km (ou um pouco mais de 3 horas de viagem);

Obs.: É possível ir direto de Florença para Veneza e depois para Milão. A ordem invertida acima se deu porque o Bruno (meu amigo) quer estar em Milão na sexta à noite e no sábado (o que será que vai rolar?!?!)

Aproveitar Milão durante o final de semana e partir na segunda (03) para Veneza. Aqui temos algumas dúvidas. A primeira delas é o melhor meio de transporte para Veneza: carro, aéreo ou trem. Me parece que o trem é mais prático, mas ainda não conferi os preços. Confiram os sites para consulta:

Outra dúvida é o local da hospedagem. Dentro de Veneza a hospedagem é mais cara, mas escolhendo bem (isso é importante) vc gastará pouco com transporte. Já na cidade de Mestre (no continente) a hospedagem é bem mais barata, mas terás que pegar o barquinho todo dia. Aí fica do gosto de cada um.


Outro destino que meu amigo fez questão é a cidade de Annecy (França). Para quem nunca ouviu falar (assim como eu), Annecy é "uma comuna (município) francesa da região Rhode-Alpes situada entre os maciços de Bornes e Bauges e na margem norte do lago Annecy" (fonte: wikipedia). Ou seja, é uma cidadezinha charmosa nos Alpes franceses entre montanhas e um belo lago.


Voltando ao Bruno, recomendei alugar um carro em Genebra (chegando lá de avião) na Suiça - já que fica a apenas 40 km de distância - e descer até Annecy. Chegando ainda na quarta (05) pela manhã dá pra aproveitar este dia e o seguinte.

Na quinta (06) à noite ou na sexta (07) pela manhã, partir de carro para Genebra e de lá para Paris de avião ou trem. Outra opção é ir para Lyon (1:30h de carro) de onde saem TGVs para Paris por cerca de 25 euros na segunda classe. Para consultar tarifas e horários de trem-bala entrem no site abaixo:
http://www.voyages-sncf.com/?rfrr=FormulaireStandard_header_Retour%20%C3%A0%20laccueil

Depois de chegar a Paris é só fazer a festa até o dia do inevitável retorno.



Espero que as informações acima sejam úteis a alguém (além do Bruno claro) e caso tenham dúvidas ou mais informações é só comentar!!

quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cancún - Passeios II

Depois de irmos a Tulum e Playa del Carmem, resolvemos passar o dia em Isla Mujeres, uma ilha que fica praticamente em frente a Cancún.


                                                       (Isla Mujeres)

Para se chegar lá é preciso pegar um catamarã que sai de três portos da cidade. As estações são as de Playa Linda, Playa Tortugas e Puerto Juarez. Os dois primeiros ficam dentro da ZH, mas possuem tarifas mais caras (em dólar) e horários mais espaçados. O Puerto Juarez fica perto do centro da cidade, mas possui um estacionamento decente, melhores preços e mais opções de horários.

                                                                     (Puerto Juarez)

Para mais informações sobre horários e preços atualizados, segue o site da empresa que faz a travessia: http://www.granpuerto.com.mx/

Isla Mujeres é um lugar que vc já desfruta no caminho. A travessia - que dura uns 15 min - é de encher os olhos com aquele mar azul incrível!! Vale a pena pegar um vento e ir na área descoberta do catamarã para tirar fotos.


                                                        (Isla Mujeres ao fundo e QUE MAR É ESSE?!?!)


                                                       (Catamarã)

Uma vez na ilha algumas opções surgem. A que nós escolhemos foi a de pegar um barco e fazer um passeio durante quase todo o dia. Fizemos bastante snorkel, vimos os golfinhos (da pra nadar com eles aqui a um preço "módico", tipo USD 150 hehe), paramos para almoçar, mexemos em um tiburon e voltamos super cansados para Cancún. Não lembro o preço, mas tudo pode ser negociado assim que vc desembarcar na ilha. Pechinche!

Outra opção muito boa (ainda voltarei lá pra isso) é alugar um carrinho de golfe assim que chegar e conhecer a ilha de ponta a ponta. Não achei o preço mas neste site (http://www.isla-mujeres.com.mx/espanol/carritos.htm) tem os contatos de várias empresas que alugam os tais carrinhos.


                                                        (Pier em Isla Mujeres - ao fundo Cancún)

Mais informações sobre Isla Mujeres podem ser encontradas nos sites abaixo:

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cancún - Passeios

Cancún é uma cidade com inúmeras opções para turismo, entretenimento e diversão. Vou tentar colocar aqui um pouco do que está a disposição para os que acham que Cancún é apenas uma bela praia (e é bela mesmo!!!).

Nosso primeiro dia em Cancún foi de descanso. A viagem não é curta, na verdade, até então, foi a viagem mais longa que fizemos. Passeamos um pouco pelo plaza La Isla que era perto do nosso hotel (Park Royal Cancún), fizemos algumas compras e aproveitamos um pouco do hotel (piscina e praia), o que já foi muito bom.

No segundo dia decidimos ir a Tulum, uma cidade a beira-mar que servia de entreposto ao Maias, e que fica a uns 120 km ao sul de Cancún. Todo hotel possui parceria com agências de turismo que possuem transporte. Nós preferimos alugar um carro, já que também iríamos a Chichen-Itzá. Já li também sobre opções para quem quer ir de ônibus, mas não sei dar detalhes.



A cidade está super inteira e ocupa uma área enorme com diversas construções maias. A entrada custa uns 50 pesos, o que é bem em conta. Lá vc pode passear por toda a cidade, além de aproveitar uma pequena praia particular naquele mar maravilhoso (se puder leve snorkel).

                                                        (Praticamente um Cartão Postal - Ruínas a beira-mar)

                                                        (Visão geral da cidade)

                                                        (Praia em Tulum - uma maravilha!)

No caminho entre Cancún e Tulum fica Playa del Carmem (a uns 70 km de Cancún), um cidade muito bonitinha (lembra um pouco de Búzios-RJ) de onde partem os catamarãs para Cozumel. Na volta de Tulum nós paramos em Playa para almoçar e dar uma passeada. Vale a pena!


                                                                     (Playa del Carmem)

Mas Cancún tem muito mais ainda....

domingo, 17 de abril de 2011

Hotéis em Cancun

Bem, após saber sobre os vistos e empresas aéreas, creio que o próximo passo seja a reserva do hotel. Nesse quesito Cancún volta a dar show. Eu vi hotel que não acabava mais, para todos os tipos, gostos e bolsos!

É importante lembrar um pouco da geografia de Cancún antes. Os hotéis ficam na chamada Zona Hoteleira que é uma espécie de restinga entre uma lagoa e a praia. Tem apenas uma rua de mão dupla - a Kukulkan Boulevard - e segue por mais de 20 quilômetros.


Obviamente que essa Zona não foi preenchida de uma vez só. Na verdade ela foi crescendo da esquerda para a direita no mapa acima. Isso quer dizer que os hotéis dos primeiros quilômetros são os mais antigos. Por outro lado, é nessa região que ficam as principais opções de entretenimento noturno da cidade como o Cocobongo e o Señor Frogs. Conforme você vai seguindo pela via, os hotéis vão ficando mais novos e maiores, mas a distância das principais atrações e da própria cidade em si vão aumentando.

Nós ficamos no Park Royal Cancun (http://www.park-royalhotels.com/cancun/) no km 12,5. Ele está numa posição intermediária da ZH e fica em frente a um shopping (La Isla), o que pode ser bem prático. A maioria dos hotéis em Cancún funcionam no sistema All-Inclusive, ou seja, todos os comes e bebes (todos mesmo, é muito bom!!) estão incluídos no preço. Quando fui paguei USD 60 por dia por pessoa. É meio salgado mas acho que vale a pena. Outros hotéis sobre os quais ouvi bem foram o ME Cancun (rede Meliá) e o RIU (tem dois eu acho, então é melhor pesquisar), além das grandes franquias como Hilton, Hyatt e cia. Para quem quiser se divertir segue site com listagem de hotéis: http://www.hoteis.com/de837537/hoteis-em-cancun-mexico/.

Ah, uma das vantagens do Park Royal é que caso vc passe por Cozumel (passeio altamente recomendável, sobre o qual falaremos mais adiante), poderá ir ao hotel da rede lá e usufruir de toda sua estrutura (inclusive de restaurantes) sem pagar nada a mais. Provavelmente outras redes também oferecem esse tipo de conforto, mas é melhor se informar com o hotel que vc escolher.

                                                                    (Foto em frente ao hotel Park Royal Cancun)

Uma opção de hospedagem barata - que eu sinceramente nem cogitei - são os hotéis, pousadas e albergues situados fora da Zona Hoteleira. Vale realizar uma pesquisa pela internet para se inteirar melhor dessas opções.

Para os que estão preocupados com o deslocamento em Cancún, lá existe algumas linhas de ônibus que circulam durante todo o dia (não sei até que horas da noite) e atravessam toda a ZH até o centro de Cancún. É baratinho (tipo R$ 1 na cotação da época) e possui uma frequencia muito boa. As vezes que precisei usar não me decepcionei.

Ao longo da ZH existem três pequenos shoppings. O Plaza Caracol (http://www.plazacaracol.com/), situado bem no início da ZH. Aqui encontrei preços muito bons de óculos e relógios. Lá no km 12 tem o shopping La Isla (http://www.laislacancun.com.mx/), bem legalzinho e com opção de cinema. Mais adiante temos o Kukulkan Plaza (http://www.kukulcanplaza.com/), shopping bem chique com lojas como Louis Vitton e Hugo Boss.

Fora da ZH existe ainda o plaza Las Américas (Avenida Tulum, 260), onde vão muitos locais, e o Wal Mart e Sam's Club. Para quem gosta de bugingangas pode passar pelo Mercado 28 (Rua Xel-há, 25), onde tem vários quiosques com itens típicos. Uma dica: fale que é brasileiro que vc provavelmente ganhará um desconto. Lá eles tem um preço para americanos (maioria dos turistas) e para os demais.

No próximo post vou falar sobre o que fizemos em Cancún (além de compras claro).

sábado, 16 de abril de 2011

Cancun

Cancun é o máximo!! Tem todo tipo de diversão e entretenimento, além de uma beleza natural inacreditável!!



Fomos para lá em março de 2010 e para aqueles que gostariam de ir também, segue abaixo algumas informações que podem ajudar.

VISTO

Antes de mais nada devemos falar sobre a necessidade de visto para o México. O país exige visto para turistas, com exceção dos que já possuam visto americano. Mais informações no site do consulado mexicano: http://www.consuladodomexicorj.com/. Em todo caso, é muito tranquilo tirar o visto mexicano. É só pagar a taxa, entregar a documentação e pegar uma semana depois.

EMPRESAS AÉREAS

Diversas companhias aéreas voam para Cancun, mas nenhuma diretamente. Quando viajamos, achei o melhor preço na Copa Airlines (http://www.copaair.com/sites/BR/PT/Pages/homepage.aspx), mas outras empresas também voam pra lá, como: Aeroméxico (saindo de SP e fazendo escala na Cidade do México) e American Airlines (fazendo escala em Miami geralmente), além de outras cias americanas.

A vantagem da Copa é que ela sai direto do RJ (pra quem mora aqui claro), além de fazer o caminho mais curto até Cancun. Outro ponto é que o Panamá é conhecido como um destino de compras, o que pode ser interessante para quem não tem como passar pelos EUA.

Para quem quiser economizar ainda mais, a Gol tem vôos para o Panamá que podem ser adquiridos com milhas Smiles (acho que 30 mil ida e volta). De lá pode ser adquirido apenas o trecho Panamá-Cancún que deve ser bem mais barato. É mais trabalhoso, mas é uma idéia.