sábado, 14 de maio de 2011

Chichen Itza

Bem, voltamos a Cancún...

Na verdade, a idéia é falarmos sobre mais um possível passeio para quando vc estiver em Cancún. Então, o passeio em questão é Chichen Itzá. Um importante sítio arqueológico da cultura maia, localizado a 200 km de Cancún, onde se encontra uma das sete maravilhas modernas, a pirâmide "El Castilho".


A entrada do parque custa USD 12 (em março de 2010) e incluía o show de som e luz à noite. Dependendo da hora que vc chegue fica um pouco pesado assistir esse show mas aí vai do seu pique. Se vc contratar um guia (pagando por fora na hora claro) ou tiver um no seu grupo, nem se preocupe em ficar pq no show conta a mesma história que o guia conta. Mas é bem bonito!


Nós fomos de carro alugado, mas apesar de ser mais barato eu recomendo que vcs façam a visita a Chichen Itzá através de passeio contratado, pois além de já ter um guia incluso, vc terá acesso ao Cenote (um tipo de piscina natural que era a fonte de água dos maias e no qual vc pode entrar) que fica perto, o qual por mais que eu tentasse não encontrei sozinho.

O parque é bem maior do que eu pensei que fosse e leva algumas horas pra percorrer, mas é super bacana. Tem muuuita coisa em pé, com destaque para o "observatório".

Do lado de fora do parque tem uma espécie de "feirinha" onde vende toda sorte de souvenirs. Até aí tudo bem, o problema é que do lado de dentro tem milhares de vendedores ambulantes que não te deixam em paz, chegando até a atrapalhar suas fotos. Incrível! Mas no final vc acaba comprando alguma coisa como lembrança. Lembrem-se de pechinchar!! Essa dupla aí embaixo conseguiu nos vender uma lembrancinha bem em conta. O engraçado é que enquanto negociávamos eles falam em língua indígena.

Se for possível, programa sua ida a Chichen Itzá para coincidir com o dia de um solstício ou equinócio (se não souber o que significa clique em http://pt.wikipedia.org/wiki/Solst%C3%ADcio ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Equin%C3%B3cio), quando eles fazem um espetáculo e a função da pirâmide (uma das) fica mais evidente. É que "El Castilho" está posicionada de forma que cada ponta se alinhe a um ponto cardeal, o que os ajudava a determinar as estações do ano e as épocas de plantio e colheita. Mais informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_de_Kukulc%C3%A1n .

Em resumo: Chichen Itzá é um lugar que um turista em Cancún não pode deixar de conhecer, seja pela sua beleza, história ou cultura.

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Outros Roteiros - Europa

Bem, depois voltaremos a Cancún...

Outro dia um grande amigo disse que ia para a Europa em setembro e que gostaria de alguma ajuda para fazer o roteiro da viagem. Como adoro fazer esse tipo de pesquisa me prontifiquei a ajudá-los na hora!

A primeira coisa a saber era o tipo de viagem que ele queria ter. Tem pessoas que preferem ficar 10 dias numa cidade só para conhecer tudo dali. Outras preferem fazer uma cidade por dia. No caso dele não será nem uma coisa nem outra. A idéia é conhecer pelo maior tempo possível cidades que ele faz muita questão. É importante determinar suas prioridades antes de programar seu roteiro.

Assim, segue abaixo o roteiro sugerido, para que caso alguém queira passar por algum desses lugares faça uso das informações (ou parte delas) que estão aqui. Bem, serão 15 dias de viagem chegando em Roma e voltando de Paris.

Cidades: Roma, Florença, Milão, Veneza, Annecy e Paris

Chegada em Roma dia 26/09 (segunda). Não alugar carro por causa do trânsito. Além do mais a maioria das atrações tem fácil acesso por transporte público;


Partida no dia 29 pela manhã para Florença. São cerca de 3 horas de viagem (300 km). Chegada para o almoço em Florença. Consulta de aluguel de carros: http://www.autoeurope.com/


Para quem puder (e quiser claro), vale a pena sair da estrada para conhecer inúmeras cidadezinhas charmosas da Toscana. As principais são montepulciano, montalcino, san galgano, etc. Algumas dicas e informações no site http://www.almadeviajante.com/viagens/italia/toscana.php;

(Paisagem da Toscana)

(Cidade de Montepulciano)

Saída de Florença para Milão no dia seguinte no fim à tarde. São uns 320 km (ou um pouco mais de 3 horas de viagem);

Obs.: É possível ir direto de Florença para Veneza e depois para Milão. A ordem invertida acima se deu porque o Bruno (meu amigo) quer estar em Milão na sexta à noite e no sábado (o que será que vai rolar?!?!)

Aproveitar Milão durante o final de semana e partir na segunda (03) para Veneza. Aqui temos algumas dúvidas. A primeira delas é o melhor meio de transporte para Veneza: carro, aéreo ou trem. Me parece que o trem é mais prático, mas ainda não conferi os preços. Confiram os sites para consulta:

Outra dúvida é o local da hospedagem. Dentro de Veneza a hospedagem é mais cara, mas escolhendo bem (isso é importante) vc gastará pouco com transporte. Já na cidade de Mestre (no continente) a hospedagem é bem mais barata, mas terás que pegar o barquinho todo dia. Aí fica do gosto de cada um.


Outro destino que meu amigo fez questão é a cidade de Annecy (França). Para quem nunca ouviu falar (assim como eu), Annecy é "uma comuna (município) francesa da região Rhode-Alpes situada entre os maciços de Bornes e Bauges e na margem norte do lago Annecy" (fonte: wikipedia). Ou seja, é uma cidadezinha charmosa nos Alpes franceses entre montanhas e um belo lago.


Voltando ao Bruno, recomendei alugar um carro em Genebra (chegando lá de avião) na Suiça - já que fica a apenas 40 km de distância - e descer até Annecy. Chegando ainda na quarta (05) pela manhã dá pra aproveitar este dia e o seguinte.

Na quinta (06) à noite ou na sexta (07) pela manhã, partir de carro para Genebra e de lá para Paris de avião ou trem. Outra opção é ir para Lyon (1:30h de carro) de onde saem TGVs para Paris por cerca de 25 euros na segunda classe. Para consultar tarifas e horários de trem-bala entrem no site abaixo:
http://www.voyages-sncf.com/?rfrr=FormulaireStandard_header_Retour%20%C3%A0%20laccueil

Depois de chegar a Paris é só fazer a festa até o dia do inevitável retorno.



Espero que as informações acima sejam úteis a alguém (além do Bruno claro) e caso tenham dúvidas ou mais informações é só comentar!!