Bem, voltamos a Cancún...
Na verdade, a idéia é falarmos sobre mais um possível passeio para quando vc estiver em Cancún. Então, o passeio em questão é Chichen Itzá. Um importante sítio arqueológico da cultura maia, localizado a 200 km de Cancún, onde se encontra uma das sete maravilhas modernas, a pirâmide "El Castilho".
A entrada do parque custa USD 12 (em março de 2010) e incluía o show de som e luz à noite. Dependendo da hora que vc chegue fica um pouco pesado assistir esse show mas aí vai do seu pique. Se vc contratar um guia (pagando por fora na hora claro) ou tiver um no seu grupo, nem se preocupe em ficar pq no show conta a mesma história que o guia conta. Mas é bem bonito!
Nós fomos de carro alugado, mas apesar de ser mais barato eu recomendo que vcs façam a visita a Chichen Itzá através de passeio contratado, pois além de já ter um guia incluso, vc terá acesso ao Cenote (um tipo de piscina natural que era a fonte de água dos maias e no qual vc pode entrar) que fica perto, o qual por mais que eu tentasse não encontrei sozinho.
O parque é bem maior do que eu pensei que fosse e leva algumas horas pra percorrer, mas é super bacana. Tem muuuita coisa em pé, com destaque para o "observatório".
Do lado de fora do parque tem uma espécie de "feirinha" onde vende toda sorte de souvenirs. Até aí tudo bem, o problema é que do lado de dentro tem milhares de vendedores ambulantes que não te deixam em paz, chegando até a atrapalhar suas fotos. Incrível! Mas no final vc acaba comprando alguma coisa como lembrança. Lembrem-se de pechinchar!! Essa dupla aí embaixo conseguiu nos vender uma lembrancinha bem em conta. O engraçado é que enquanto negociávamos eles falam em língua indígena.
Se for possível, programa sua ida a Chichen Itzá para coincidir com o dia de um solstício ou equinócio (se não souber o que significa clique em http://pt.wikipedia.org/wiki/Solst%C3%ADcio ou http://pt.wikipedia.org/wiki/Equin%C3%B3cio), quando eles fazem um espetáculo e a função da pirâmide (uma das) fica mais evidente. É que "El Castilho" está posicionada de forma que cada ponta se alinhe a um ponto cardeal, o que os ajudava a determinar as estações do ano e as épocas de plantio e colheita. Mais informações em http://pt.wikipedia.org/wiki/Templo_de_Kukulc%C3%A1n .
Em resumo: Chichen Itzá é um lugar que um turista em Cancún não pode deixar de conhecer, seja pela sua beleza, história ou cultura.
Em resumo: Chichen Itzá é um lugar que um turista em Cancún não pode deixar de conhecer, seja pela sua beleza, história ou cultura.