Outro dia minha querida irmã pediu para eu fazer um resumão sobre o Canadá, pois o chefe dela queria ir pra lá e não tinha muito idéia. Acho que ela quis fazer uma média com o chefe e eu paguei o pato. Mas como gosto dessas pesquisas nem reclamei muito não. Separei as principais cidades com informações básicas e alguns links interessantes para pesquisas.
Pra quem pensa em conhecer o Canadá vale a pena dar uma olhada só para começar a ter noção de algumas coisas. Claro que é necessário mais pesquisa, isso aqui é só um resumo ok?
A primeira coisa que ela me perguntou foi sobre aluguel de carro. Bem, todas as vezes que usei a Budget fui sempre bem atendido e os carros são ótimos. Além disso, em todas as cidades que eu citei tem lojas Budget. Então recomendo!
Mapa do País
Como observado no mapa acima, Vancouver fica na costa oeste do país. Calgary (Banff) fica na região montanhosa que divide os estados de Columbia Britânica e Alberta. Já as demais cidades ficam na costa leste (relativamente perto de NY).
Principais cidades (da esquerda para a direita no mapa): Vancouver, Calgary (região de Banff - Rochosas), Toronto, Montreal e Quebec City.
Vancouver |
Vancouver é uma cidade onde as atividades outdoor são a grande atração. Existem vários parques e opções de lazer. Por ser litorânea, Vancouver tem um clima bastante ameno, tanto no inverno quanto no verão. O site oficial do turismo em Vancouver tem mais informações sobre atividades e hospedagem.
Outra boa fonte de informações é o site TripAdvisor que rankeia os principais hotéis da região de acordo com o feedback de usuários. Não leve ao pé da letra mas dá uma base boa para pesquisa. O que fala de Vancouver é este aqui: Tripadvisor Vancouver.
Whistler no inverno |
Outra opção que eu acho bem interessante em Vancouver é visitar Whistler. No inverno, Whistler é a estação de ski mais badalada da região. E no verão, tem diversas atrações e atividades ao ar livre. Fica a cerca de duas horas de Vancouver, mas acho que vale a pena a visita (talvez até se hospedando lá um dia ou dois).
Além do Mont-Royal, estive na Catedral de St. Joseph e no Estádio Olimpico. Recomendo muito visitar o Biodôme que fica do lado do estádio e é bem legal. Ele simula diversos ambientes do planeta, inclusive com os respectivos animais. Numa hora vc está andando numa floresta úmida com pássaros e jacarés (em segurança, claro), em outra vc está num ambiente temperado, com lontras e outros bichos. Bem legal.
Lake Louise |
Calgary na verdade é apenas uma cidade grande que serve de ponto de partida para visitar a região de Banff. Calgary é uma planície (ou pradaria) que acho que vive do petróleo. É conhecida por se parecer com Houston (acho que tem cowboys e rodeios, sei lá).
Já Banff fica encrustada na cadeia de montanhas (Rochosas Canadenses). É conhecida pelas belas paisagens, tanto montanhosa, como lacustre, com lagos formados pelo degelo. O mais famoso é o Lake Louise (foto) e suas águas tem uma cor toda especial pois é formado pelo degelo das montanhas.
Harbourfront de Toronto |
Toronto é a capital financeira do Canadá. É como se fosse a São Paulo deles. É a maior cidade do país em população. Nem por isso deixa de ter seu charme. É onde está a principal nightlife do país e os melhores restaurantes. Entre as atrações turísticas, temos a CN Tower - que o ponto mais alto da cidade - e a Casa Loma. O sistema de metro é bem eficiente, apesar de um pouco antigo e há ainda o PATH para o inverno (túneis que mais parecem shoppings ligando os principais prédios, metros e shoppings do downtown), legal de conhecer.
Montreal é a segunda maior cidade do Canadá e está no estado do Quebec, onde a língua francesa é a oficial. Mas não há nada com que se preocupar. Todos estão acostumados e falam muito bem o inglês. Caso esteja dirigindo, o GPS é imprescindível, pois as placas estarão todas em francês. Aqui eu fiquei apenas dois dias e mesmo assim na casa de um amigo, então não deu tempo de me localizar geograficamente. Me pareceu que o bairro perto do Mont-Royal (mirante famoso da cidade e parque preferido deles) era o melhor. O site oficial (em inglês) tem mais informações.
Mont-Royal |
Para hospedagem, novamente, além do site de turismo da cidade é bom consultar o tripadvisor, lembrando do lance do bairro que eu falei.
Muros da cidade velha de Quebec |
E por último, mas não menos importante, está Quebec City. Ela é a capital da Província do Quebec e uma das cidades mais antigas do Canadá. É a única cidade murada das Américas. O lance aqui é ficar na “Velha Quebec” e andar bastante admirando a cidade em si. Obviamente, aqui o francês tb é lingua oficial, mas como ela é ainda mais voltada para o turismo que Montreal, não vai dar nenhum problema. Novamente o site oficial da cidade e o tripadvisor da cidade para mais informações.
O lance aqui é andar!! |
Bem, como eu disse é só um resumo mesmo, mas já dá várias idéias e sites que considero importantes para pesquisas caso queiram visitar o Canadá. Estive lá no inverno e com certeza não é um bicho de sete cabeças, mas se pudesse recomendar, diria que o Outono deve ser o máximo. Clima ameno (frio suportável para brasileiros) e as melhores fotos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário