segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Whistler - British Columbia - Canadá


Whistler é uma cidade linda, que ficou mais conhecida recentemente porque recebeu boa parte dos Jogos Olímpicos de Inverno em 2010. A cidade fica no Canadá e está localizada a apenas 125 km de Vancouver (cerca de 1 hora e meia de carro) e é uma ótima pedida pra quem quer conhecer dois lugares em uma só viagem.

Não é uma cidade barata, mas também não é nada absurdo. Existem muitas opções de hospedagem e alimentação. Para lazer não faltam opções também, seja em que época do ano for. Claro que o inverno tem mais apelo já que as montanhas que cercam a cidade (Whistler e Blackcomb Mountains) formam o principal complexo de ski do Canadá e um dos mais importantes da América do Norte.

Como passamos apenas dois dias na cidade, tivemos que abrir mão de muita coisa e nos concentrar em apenas algumas atividades.

Peak 2 Peak

O peak 2 peak é um teleférico (gôndola) que liga a Whistler Mountain à Blackcomb Mountain. É uma linha reta de 4,4 km atravessando o vale entre as duas montanhas. É super prático para você curtir as duas montanhas sem ter que descer e subir várias vezes. Pra você entender melhor, olhe o esquema abaixo:


Ele custa uns $46 dólares canadenses e permite a travessia ilimitada entre as montanhas. Contudo, se você voltar à vila, não poderá subir novamente.

Eu curti muito o passeio, mas sinceramente, no inverno, acho que só vale a pena se você for esquiar lá em cima. Como passeio de sightseeing (panorâmico) creio que valha mais a pena no verão.

Blackcomb Mountain vista da Whistler Mountain
 

Galerinha indo esquiar na Whistler Mountain

Início da travessia do peak2peak

Chegada à Blackcomb Mountain
 
Bungee Jump

Como qualquer lugar voltado para esportes radicais, Whistler também tem a opção de realizar o bungee jump. Como minha esposa sempre teve esse sonho, não podíamos deixar de aproveitar a oportunidade. Nós utilizamos o serviço da Whistler Bungee (acho que é a única empresa de bungee jump de Whistler e tem escritório na rua principal da cidade), a um custo de $130 dólares canadenses por pessoa (o CD com as fotos custa mais $40 pagos lá mesmo).

Ponte base para o salto (no verão, repararam?)



Quando a Dani saltou não estava assim, mas vc já imaginou?

Da ponte até a lâmina d'água são 55 metros de altura. No verão é possível pular de forma que você chegue até na água, o que não é recomendável no inverno. rs. A Dani adorou a experiência, e como eu nem tentei, tenho que acreditar nela. Se você tiver coragem, recomendamos a empresa. Eles pegam você na cidade (na verdade o encontro é no escritório deles), te levam até a ponte onde ocorre o salto e depois te levam de volta.

Passeio de Snowmobile

No segundo dia, resolvemos fazer o passeio de snowmobile, o qual foi fechado em um dos sites que concentram as atividades e hospedagens da cidade (site). Mas se você quiser ir direto no site da empresa é esse aqui. O escritório deles fica perto da praça de onde saem as gôndolas pras montanhas.

Apesar do frio (e põe frio nisso), o passeio é bom demais!!! Por uns $130 dólares canadenses, passamos umas duas horas andando de snowmobile em uma paisagem de montanha fantástica.

Preparado para o passeio


Parada técnica para o chocolate quente 


"vista" do vale. Em dias ensolarados deve ser bem bonito

Não se preocupe com roupas impermeáveis, pois eles te fornecem a calça e o casaco (além dos óculos e capacetes), ambos impermeáveis. Mas você vai querer estar com casacos e calças quentes por baixo. O passeio é feito por 5 motos em fila indiana, a primeira do guia e os outros 4 aventureiros atrás.

Super recomendo essa atividade. E para quem vai com criança, também tem snowmobile infantil, ou seja, todos podem aproveitar.

Scandinave Spa

E depois de tanta aventura em pouquíssimo tempo, como ninguém é de ferro, resolvemos relaxar no Scandinave Spa. Ele fica muito próximo a Whistler e tem um clima muito aconchegante, além de ser ultra confortável, discreto e agradável. Você pode fazer apenas os "banhos", que é um esquema de sauna com piscina que vai te ajudar a abrir os poros da pele e relaxar os músculos. Na prática, vc passa 15 min numa sauna (tem uma seca e uma a vapor) e 30 segundos em uma piscina fria.

Pra quem não tem essa disposição, tem algumas piscinas aquecidas que são bem gostosas. O legal é que isso tudo está a céu aberto, ou seja, no inverno, estamos falando de temperaturas negativas. Mas, acredite, no primeiro banho frio, você não sente mais a temperatura ambiente. Incrível!!!

Vista noturna

Além dos banhos, é possível fazer massagens, que são muito boas. O spa funciona das 10 da manhã até as 9 da noite e você pode passar o dia inteiro se desejar (mas as massagens são com hora marcada). Eu achei bem relaxante e adorei a experiência.

Para manter a discrição do local, não é permitido tirar fotos na área das saunas e piscinas, por isso só temos a foto no estilo dessa aí de cima. Lá não tem restaurante, mas tem um bistrôzinho com lanches naturais.

Bem, como já disse lá no começo, além das atividades acima, existem várias outras, que dependerão da sua disposição e da época do ano. Para mais informações você pode consultar os sites da cidade aqui e aqui.